Seja bem-vindo a Livraria Isasul!

O Livro de Carolina

R$49,00

R$39,20

Opções Adicionais
a improvável biografia de Carolina Machado de Assis
Uma mulher por trás de um gênio

Se houvesse uma biografia da esposa de Machado de Assis poderia ser esta. O livro de Carolina. Sua voz, sua origem, sua ambição. Um romance recheado de correspondências originais, e um toque de requinte em sua construção literária. Fica a imagem de Carolina junto ao escritor: corrigindo seus escritos, transcrevendo-os, vendo-os nascer, hoje, títulos notórios. Seriam as obras de Machado seus filhos não tidos?
A portuguesa Carolina Augusta de Novaes Machado de Assis viveu por mais de trinta anos no Brasil. Foi uma mulher reconhecidamente culta, inteligente e discreta, e foi casada com Machado de Assis. Rosa Busnello é uma romancista. Gosta de pessoas que viveram nesse mundo, deixando-nos pistas para compor histórias, e Carolina foi perfeita para este fim. Pouco se sabe de sua vida em Portugal, e por isso a autora coloca esta versão como uma biografia improvável. Não há como comprová-la.
No Brasil, a vida dessa mulher intrigante também foi marcada pela discrição, apesar de contarmos com várias histórias. Estas abrangem o namoro com Machado – de início malvisto pelos irmãos Novais –, os relatos de amigas e vizinhas, e seus trinta e cinco anos de companheirismo no casamento.
As cartas e reflexões de Carolina que na obra aparecem são todas fictícias. As de Machado são todas verdadeiras, e formam parte do acervo público da ABL.

A AUTORA
Rosa Busnello é gaúcha de Porto Alegre, nasceu no inverno de 1959. O livro de Carolina é o seu quarto romance. Publicou (assinando Dehbusnello): Um Amor de fim de mundo: Alix e Niki, a história da família imperial russa (Record - Rosa dos Tempos, 1995); Catarina de Medicis, a rainha bruxa (Imago, 1990; Pergaminho, 1991) e Senhor das histórias: cenas de William Shakespeare (Imago, 1991). É graduada em Letras e doutora em Psicologia. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, tem como foco de interesse a cognição social, com ênfase nas memórias sociais

Trecho
“Faustino dizia ver vários espíritos. Mamãe era um dos frequentes. Até aquela tarde, não acreditava que pudesse haver algo real no que ele falava. Respondi-lhe, então, mais rapidamente do que desejava:
– Que preto?
– Machadinho.
– Então diga a ela que ele não é preto. E que não vou me casar nunca. Todos sabem disso.
– Ele é pardo. E quer você.”
Descrição
Uma mulher por trás de um gênio Se houvesse uma biografia da esposa de Machado de Assis poderia ser esta. O livro de Carolina. Sua voz, sua origem, sua ambição. Um romance recheado de correspondências originais, e um toque de requinte em sua construção literária. Fica a imagem de Carolina junto ao escritor: corrigindo seus escritos, transcrevendo-os, vendo-os nascer, hoje, títulos notórios. Seriam as obras de Machado seus filhos não tidos? A portuguesa Carolina Augusta de Novaes Machado de Assis viveu por mais de trinta anos no Brasil. Foi uma mulher reconhecidamente culta, inteligente e discreta, e foi casada com Machado de Assis. Rosa Busnello é uma romancista. Gosta de pessoas que viveram nesse mundo, deixando-nos pistas para compor histórias, e Carolina foi perfeita para este fim. Pouco se sabe de sua vida em Portugal, e por isso a autora coloca esta versão como uma biografia improvável. Não há como comprová-la. No Brasil, a vida dessa mulher intrigante também foi marcada pela discrição, apesar de contarmos com várias histórias. Estas abrangem o namoro com Machado – de início malvisto pelos irmãos Novais –, os relatos de amigas e vizinhas, e seus trinta e cinco anos de companheirismo no casamento. As cartas e reflexões de Carolina que na obra aparecem são todas fictícias. As de Machado são todas verdadeiras, e formam parte do acervo público da ABL. A AUTORA Rosa Busnello é gaúcha de Porto Alegre, nasceu no inverno de 1959. O livro de Carolina é o seu quarto romance. Publicou (assinando Dehbusnello): Um Amor de fim de mundo: Alix e Niki, a história da família imperial russa (Record - Rosa dos Tempos, 1995); Catarina de Medicis, a rainha bruxa (Imago, 1990; Pergaminho, 1991) e Senhor das histórias: cenas de William Shakespeare (Imago, 1991). É graduada em Letras e doutora em Psicologia. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, tem como foco de interesse a cognição social, com ênfase nas memórias sociais Trecho “Faustino dizia ver vários espíritos. Mamãe era um dos frequentes. Até aquela tarde, não acreditava que pudesse haver algo real no que ele falava. Respondi-lhe, então, mais rapidamente do que desejava: – Que preto? – Machadinho. – Então diga a ela que ele não é preto. E que não vou me casar nunca. Todos sabem disso. – Ele é pardo. E quer você.”
Detalhes do Produto
Autor Busnello, Rosa
Tradutor Não
Ano de Edição 2021
Editora Libretos
ISBN 9786586264371
Ano 2021
Edição 1
Origem Brasil
Formato 23 x 16 x 0.16 cm
Encadernação Brochura
Idioma Português
País Brasil
Páginas 232
Altura 23
Comprimento 16
Largura 0.16
Peso 0.406
Comentários

Queremos saber sua opinião

Produto: O Livro de Carolina

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade
Preço
Aprovação
Tags do Produto

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.

Carregando...